Computador da IBM consegue perceber o temperamento do seu texto
Quem nunca escreveu alguma coisa que foi interpretada de
outra forma e acabou gerando uma discussão? A IBM está colocando o poder de seu
supercomputador o Watson para determinar qual é o verdadeiro sentimento por
trás da pessoa que escreve um e-mail, evitando situações incômodas.
A empresa revelou o Tone Analyzer (tradução: analisador
de tom), que usa análise linguística baseada na nuvem para determinar se um
e-mail que você escreveu realmente soa tão nervoso, agressivo, feliz ou triste
quanto você realmente gostaria que ele fosse.
O recurso experimental permite examinar cada palavra em
um texto e aplicar uma cor baseada em três dimensões de análise: emocional,
social ou estilo de escrita. No tom emocional, o Watson analisa o texto em três
itens: ira (incômodo, hostilidade, agressão, mágoa, frustração e raiva),
alegria (prazer, otimismo, contentamente, inspiração felicidade) ou
negatividade (medo, nojo, desespero, culpa, rejeição e humilhação), que variam
de acordo com as palavras escolhidas.
Na esfera social, o sistema usa o conceito do “Big Five”
da psicologia para encaixar o texto em cinco categorias: neuroticismo,
extroversão, escrupulosidade, amabilidade e abertura para a experiência. O
critério final, o estilo de escrita, leva em consideração quão analítico,
confiante ou experimental é o texto. O primeiro leva em consideração o
raciocínio e atitude analítica, o segundo demonstra um grau de certeza mostrado
por um indivíduo,

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