E bem possível que grupo terrorista pode ter usado um PS4 para planejar
os atentados em Paris
O mundo ainda se recupera dos ataques que mataram
pelo menos 127 pessoas e deixaram mais de 300 feridos na noite da última
sexta-feira (13) em Paris. Entre ações como auxiliar os feridos e acalmar os
ânimos da população, as autoridades assumem como prioridade descobrir como os
atos terroristas foram planejados. Agora, de acordo com a Forbes, a
investigação pode acabar envolvendo um dos itens de entretenimento mais
populares da atualidade: um PlayStation 4. Na busca por pistas sobre os responsáveis dos
atentados, a cidade de Bruxelas, na Bélgica, é apontada como um dos pontos
estratégicos do grupo terrorista. O ministro interior do país, Jan Jambon,
afirmou no último sábado (14) que os terroristas do Estado Islâmico poderiam
ter usado o console da Sony para se comunicar e planejar os ataques.
Grupo terrorista que atacou Paris pode ter usado rede
do PS4 para planejar os atentados.
A escolha do PS4, o console mais popular atualmente, não foi por acaso. Segundo Jambon, essa decisão está apoiada na dificuldade em criptografar as informações do aparelho, o que favoreceria as ações do grupo. "O PlayStation 4 é ainda mais difícil de rastrear do que o WhatsApp", afirmou o ministro. A PlayStation Network, com mais de 110 milhões de usuários – pelo menos 65 milhões deles em atividade –, oferece várias opções de conversação entre os jogadores, como voz, textos, imagens e muitos outros métodos. A prova de que esse tipo de mecanismo é efetivo e pode ter sido utilizado pelo Estado Islâmico é o caso envolvendo o vazamento de informações por Edward Snowden. Segundo os dados do delator, em 2013, as agências de inteligência norte-americanas NSA e CIA se infiltraram em um dos MMORPGs mais populares atualmente – o World of Warcraft – para investigar possíveis encontros entre terroristas.
Atualmente o console mais popular da indústria, PS4
pode ter sido usado pelos terroristas.
Possibilidades
Na época da chegada da atual geração de consoles, a
privacidade dos usuários era uma preocupação constante na indústria. Havia o
medo de o quanto as autoridades usariam os periféricos dos video games para
espionar a vida dos jogadores, utilizando, por exemplo, a câmera e o microfone
dos aparelhos. Por conta disso, medidas de segurança foram adotadas para
limitar o controle sobre os dispositivos.Contudo, por mais que a indústria se esforce para
conter esse tipo de ação, os mal-intencionados utilizam até mesmo os métodos de
comunicação mais rudimentares e óbvios possíveis. De acordo com as
investigações, mensagens de voz e texto devem ter sido usadas pelos terroristas
para se organizar e planejar os ataques.
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